Projeto Química na Cozinha - Receitas
A primeira parte, partindo do princípio que os alunos já conheciam o conceito de mol, foi pedido aos alunos que trouxessem uma receita de bolo (qualquer bolo). Na aula seguinte, reuniram-se em duplas e passei no quadro o que deveriam fazer. Pedi que reescrevessem a receita três vezes: uma duplicando os ingredientes, outra triplicando e outra com a metade. Fizeram com facilidade. Alguns não conseguiam por conta das frações. Em seguida, pedi que monstassem a reação química do bolo, com suas proporções. Fizeram em forma de uma equação química. A atividade foi bem tranquila. Em uma turma, alguns alunos fizeram a sua receita em casa e levaram para a sala de aula.
O objetivo desta prática foi dar aos alunos a noção de proporção. Assim como devem seguir a proporção dos ingredientes para fazer um bolo, devem seguir uma proporção para a realização de uma reação química. Na aula seguinte, iniciei o conteúdo Estequiometria da Equação Química sempre lincando com a atividade da receita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário